Buscar
  • Dr Motta

Cama odontológica como método de inclusão.

Recentemente fui contatado pela Dra Adriana Zink com um caso muito especial, que não pude deixar de compartilhar com vocês aqui no blog. Conversamos sobre uma dentista que, em seu último ano da faculdade de Odontologia estava prestes a deixar de lado todos os anos de estudo e amor pela profissão por ter perdido suas pernas e alguns dedos como consequência de uma meningite.

O caso comoveu a faculdade, colegas do curso, outros profissionais e toda sua rede de contatos. A Dra Zink, por ter acompanhado o atendimento em um estudo com a cama odontológica por quase um ano, fez questão de conversar comigo para encontrarmos uma solução que ajudasse a ex-aluna e hoje dentista recém formada que não teria condições de exercer a sua profissão em uma cadeira tradicional, devido ao método tradicionalmente utilizado, a técnica do relógio, onde é necessário diversos ajustes, além de dificultar a movimentação no dia-a-dia de trabalho.

Entramos em contato com a Cyon Odontologia (fabricante da Cama Odontológica) pedindo ajuda para esta ex-aluna. Utilizando o atendimento em lateralidade esta profissional iria conseguir seguir seu sonho de se tornar uma dentista

A diferença de um método para o outro é que na cadeira odontológica o paciente fica em uma posição imóvel e quem movimenta para a execução dos procedimentos é o dentista enquanto na cama odontológica o dentista fica parado na posição de escritório e quem faz os movimentos é a cabeça do paciente. Neste caso o atendimento para esta dentista é plenamente viável.

Foi a partir daí que tive contato com uma realidade diferente, nunca imaginei que poderia ajudar os dentistas cadeirantes! Muito se fala de pacientes com necessidade especiais, mas não tinha imaginado que também havia os dentistas que precisavam de necessidades especiais.

Contatamos a Dentista Elisiane que relatou, após se recuperar de todas as feridas que teve da doença, estar muito preocupada em como poderia atender novamente. Fizemos um convite para um atendimento na Cama Odontológica em um consultório parceiro e o resultado foi maravilhoso e muito emocionante, devolvendo a ela a possibilidade de exercer a profissão que ela escolheu seguir na sua vida.

A única modificação necessária no equipamento foi o acionamento manual de alta rotação e da elevação da cama. Detalhe que foi corrigido rapidamente pela fabricante.


Dr. Roberto Motta

CRO: 105109

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os direitos reservados.

 CNPJ: 27.818.760/0001-67

São Paulo-SP  

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube