Buscar
  • Dr Motta

Série tutorial lateral: VAMOS JUNTOS APRENDER A ENXERGAR OS DENTES DO PACIENTE

Atualizado: Jul 2

Na série vamos abordar técnicas especificas da odontologia lateral e nesse episódio vamos entender como enxergar todas as faces de todos os dentes do paciente.

A odontologia lateral é uma forma de atendimento em que o paciente fica na posição fetal e para enxergarmos seus dentes, fazemos movimentos da sua cabeça. Esses movimentos tem dois eixos básicos: horizontal (movimento de "sim") e vertical (movimento de "não") e podem ser de forma gradativa. Podemos fazer movimento curto, médio e longo sendo que os movimentos longos ocorrem com envolvimentos corporais.


Podemos entender a movimentação à partir do ponto neutro, que serve para enxergarmos as vestibulares dos dentes anteriores. O movimento de "sim" é para enxergarmos as faces oclusais e o movimento de "não" para enxergar as faces vestibulares e palatinas. Quando fazemos um "sim" ascendente temos acesso as faces oclusais da maxila, quando temos um "sim" descendente temos acesso as faces oclusais da mandíbula. Já um "não" ascendente temos as faces vestibulares de primeiros e quarto quadrantes e palatinas do segundo e terceiro quadrantes. Quando falamos de "não" descendentes temos vestibulares de segundo e terceiro quadrantes e palatinas de primeiro e quarto quadrantes. Assim descrito temos, como um ponteiro do relógio, gradações que vamos levar para execução de todas as faces de todos os dentes. É claro que as faces distais ainda teremos que colocar ajuda do espelho clinico. Esses movimentos podem ocorrer dos dois lados dependendo da necessidade do apoio ou da técnica.


Importante observarmos que todos os movimentos são realizados sem a contribuição do dentista, que só movimentará os braços.


Dr. Roberto Motta

CRO: 105109

0 visualização

Todos os direitos reservados.

 CNPJ: 27.818.760/0001-67

São Paulo-SP  

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube